ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Uma das nossas preocupações é fazer com que as crianças tenham momentos mais descontraídos e de descanso, especialmente na rotina do período integral.

Tendo isso em mente nós oferecemos atividades extracurriculares como uma forma de proporcionar experiências leves e prazerosas, mas que também desenvolvem as habilidades de nossos alunos em diversas áreas de conhecimento.

Essas atividades são organizadas em Estações e incluem brincadeiras, livros e cursos com os melhores profissionais de cada área.

Os 5 sentidos TATO

Qualidade no Ensino

Acolhimento

Parceria escola família

Experiências vivenciais

Visão de
futuro

ECOLÉGIO

Investir na questão do meio ambiente através de nossas crianças não é para o TATO ecolégio uma questão de modismo, é um compromisso com a sociedade.

Educacional

Nossa proposta pedagógica tem como objetivo o desenvolvimento amplo do indivíduo através da efetividade, da cooperação e da diversidade, contribuindo na formação de um indivíduo crítico, ético, reflexivo, afetivo e autônomo, capaz de apropriar-se do mundo e sociedade que o cerca.

BERÇÁRIO

INFANTIL

FUNDAMENTAL I

FUNDAMENTAL II

NOSSO MATERIAL

Sistema Universitário


O material didático é uma das ferramentas que nos permite fazer a diferença através do ensino de qualidade aliado às experiências vivenciais.

Experiências vivenciais:

O material integra diversos campos e ações educativas como: Artes Visuais, Culinária, Musicalização, Horticultura e Pomar, Vivência com Animais e Natureza, Empreendedorismo, Língua Inglesa, Movimento Criativo e esportes, além das atividades extracurriculares (Ballet, Capoeira, Jazz, Judô e Arte Circense).

Ensino de qualidade:

O TATO ecolégio segue a Base Nacional Comum Curricular, normas estabelecidas que definem o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O Sistema Universitário(SAE digital) nos permite atender com excelência a estes parâmetros, pois considera tais diretrizes em seus 4 pilares:

Aprender a

CONHECER

Aprender a

FAZER

Aprender a

CONVIVER

Aprender a

SER

atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são organizadas em Estações com os melhores profissionais de cada área.

SAIBA MAIS

nossa estrutura

Conheça nossos 6.000m², com salas amplas e espaços que priorizam a vivência com a natureza.

SAIBA MAIS

Estação do judô

Mais que aprimoramento físico e motor, essa arte marcial oriental propõe a prática de valores, como respeito, solidariedade e disciplina, todos ligados à filosofia deste esporte (alunos do período integral – manhã educativa e divertida).

Estação do ballet

As crianças aperfeiçoam técnicas de Ballet clássico, estimulando e respeitando os limites do corpo de cada uma (período da tarde).

Estação da capoeira

Favorece a socialização através da arte, música e sua cultura, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e a criatividade (período da tarde).

Estação circense

Potencializa o desenvolvimento da criança, desperta a criatividade, disciplina, equilíbrio, coordenação motora, concentração e resistência física. Promovendo valores como: integridade, respeito e solidariedade.

Estação criativa

Os alunos participam de uma série de experiências práticas, como de sucata, culinária básica, artesanato, jardinagem, jogos rítmicos, bem como conhecem materiais diversificados. Individualmente ou em grupo, a criança desenvolve a atenção, a criatividade e a sensibilidade estética.

Estação histórias e brincadeiras

A partir do estímulo de contação de histórias, as crianças experimentam personagens e se divertem com um mundo de faz de conta, apresentadas a um universo lúdico e descontraído, que incentiva a expressão corporal, a leitura, além do trabalho em equipe e da imaginação. Incentivadas a desenvolver a autoconfiança, memória e expressão oral/corporal.

Estação alimentação saudável

Refeições especialmente elaboradas pela nossa nutricionista e preparadas por nossas cozinheiras para os lanches da manhã/tarde e almoços/jantares das turmas.

Estação música estimulatória

Favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo no autocontrole e para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Estação do saber

Acompanhamento de lição de casa e apoio escolar, desafios matemáticos e TATO leitor – um momento que incentiva a leitura e a oralidade com os títulos em destaque para o Projeto “Ciranda de livros” (alunos do período integral, manhã educativa e divertida).

Estação movimento criativo

O programa é composto por um circuito de atividades esportivas, individuais e coletivas, especialmente planejado para trabalhar habilidades motoras básicas (corrida, salto, equilíbrio, arremesso e chute).

Estação oficina de produção de texto

A partir da leitura de livros, reportagens e outros artigos, os alunos aprimoram a escrita e criam textos para compartilhar com os colegas, ocorrem nas aulas regulares.

Educação financeira

O Programa DSOP (Educação Financeira) traz momentos com eixos temáticos: família, diversidade, sustentabilidade, empreendedorismo, autonomia e cidadania, ministrado no horário das aulas regulares.

Projetos de interesse

Além das estações, o programa do período integral conta com uma proposta que contempla temas de relevância escolhidos pelas turmas: Projetos de Interesse. São acontecimentos da atualidade, do dia a dia das crianças, para que elas se aprofundem no assunto optado pelo grupo. Os alunos se envolvem em experimentos, explorações lúdicas, contato com a natureza e vivências ecológicas. Os pequenos se encantam nas aulas de culinária, que os divertem e incentivam à boa alimentação.

Qualidade no ensino

Cuidamos para oferecer uma base conceitual de excelência, sempre alinhada às Diretrizes Nacionais da Educação. Sabemos que esta base é a sustentação, o alicerce, para a construção do sucesso profissional de nossos alunos na vida adulta.

Acolhimento

Primamos pelo respeito, inclusive às diferenças que existem entre as pessoas, e procuramos acolher afetivamente nossos alunos e suas famílias, considerando suas particularidades. Este acolhimento oferece segurança, permite o desenvolvimento saudável da autoestima do aluno e promove a abertura para o aprendizado e também para a vida.

parceria escola família

Esta parceria incentiva o processo de crescimento e desenvolvimento do aluno. Percebendo os mesmos princípios, critérios e objetivos nestes dois ambientes, o aluno vê coerência entre o que aprende em casa e na escola. Esta coerência oferece segurança, que é necessária para o sucesso do processo de desenvolvimento dele. Gostamos inclusive de pensar que a família é a primeira escola e a escola é a segunda família para cada um de nossos alunos.

Experiências vivenciais

Quando o aprendizado é vivido na prática o aluno desenvolve o prazer em aprender, se apropriando do conhecimento de maneira muito mais eficiente. Optamos por explorar todas as oportunidades de ensinar desta forma e vemos que as experiências vividas na escola complementam as experiências vividas na família, assim como as experiências vividas na família também complementam as da escola.

Visão de futuro

Toda grande criação humana foi primeiro uma ideia visualizada na mente de alguém. Valorizamos muito a construção de uma visão de futuro pois é isso que move o homem na conquista de seus sonhos. Acreditamos que os conceitos de sustentabilidade formam cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade melhor amanhã.